Photo Club Entrada Franca
Fechar!

Photo Club Entrada Franca

Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Photo Club Entrada Franca

    Photo Club Entrada Franca

    Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

    Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

    Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Quem somos

    Quem somos

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    A Associação Entrada Franca tem por finalidades divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional a qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Mostrar tendências, reflexões, sugestões a valorização da cultura nacional, movimentando-se por meio de registros culturais e históricos, promovendo o desenvolvimento sustentável de interesse da coletividade, com a finalidade social […]

  • O que é qualidade de vida?

    O que é qualidade de vida?

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, arte, cultura, turismo, esporte, poder de compra e outras circunstâncias da vida.

Photo Club Entrada Franca

Postado por: Entrada Franca  em 28/02/2013   0 Comentar »
Photo Club Entrada Franca

Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Photo Club Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

O Foto Clube Entrada Franca, é uma iniciativa do Instituto Entrada Franca (www.entradafranca.org.br) com o objetivo de promover a troca de conhecimento entre fotógrafos e uma orientação para os novatos.

Próxima saída fotográfica:

  • Data: Quinta, 04 de abril de 2013 às 18:00.
  • Local: Parque Santos Dumont – Av. Adhemar de Barros, 12245-011 São José dos Campos/SP.

 

Como funciona?

  • Para participar as pessoas não precisam ser filiadas a Associação Entrada Franca, a entrada é livre e não tem custo de mensalidade.
  • Importante levar máquina fotográfica e bloco de anotações.
Leia mais

Benefícios do Turismo

Postado por: Entrada Franca  em 02/09/2011   0 Comentar »
Benefícios do Turismo

Turismo e seus benefícios:

 

  • Benefícios econômicos por meio do chamado efeito multiplicador do turismo.
  • Benefícios culturais possibilitando conhecimento de idiomas, geografia, arte, costumes, história, religiões.
  • Benefícios psicofísicos tais como desinibição, descanso físico e mental, movimentação corporal.
  • Leia mais

    Viajar é Qualidade de Vida

    Postado por: Entrada Franca  em 01/09/2011   0 Comentar »
    Viajar é Qualidade de Vida

    Médicos especialistas em qualidade de vida afirmam que a falta de um período de descanso do trabalho pode prejudicar o organismo. Manter o bem-estar, a qualidade de vida e prevenir doenças são alguns dos benefícios proporcionados por uma viagem bem planejada.. A viagem faz mudar o ritmo de vida, a rotina, horários, clima, lugar, enfim, não existe coisa que marque mais a nossa memória do que fazer uma viagem. O ideal seria fazer uma viagem a cada seis meses, conhecendo lugares e culturas diferentes, possibilitando uma renovação na alma, trazendo mais disposição, prazer e recarregando as energias do estresse do dia a dia corrido em que vivemos.

    O estresse que se acumula quando a pessoa fica longos períodos sem se desligar do trabalho pode causar queda na imunidade, problemas cardiovasculares, ansiedade, depressão, problemas digestivos, gastrite, úlceras, hipertensão, alergias e problemas respiratórios. Nosso organismo necessita de período livre de obrigações habituais, para descansar corpo e mente e ainda para reorganizar a vida. Quem não tira férias regulares perde em produtividade e se torna emocionalmente instável. Se você estiver em um momento de muita tensão, seja como o trabalho ou a vida social, comece a planejar o próximo destino – com a atenção voltada a pensamentos bons e prazerosos como uma viagem, você se sentira melhor e verá que vale a pena, e por alguns dias poderá se divertir e esquecer os problemas. Funciona mais ou menos como se estivesse vivendo uma vida que não é sua, um meio de fugir da realidade e viver um sonho. A viagem não precisa ser longa e cara, apenas o fato de sair de casa e respirar outros ares já o fará sentir-se melhor.

    Fonte: blog.kazum.com.br

    Leia mais

    Descubra o prazer de correr

    Postado por: Entrada Franca  em 16/08/2011   0 Comentar »
    Descubra o prazer de correr

    Exercícios aeróbios aumentam a liberação de neurotransmissores que geram bem-estar e felicidade; faça essa terapia!


    Está comprovado cientificamente que atividades aeróbias como correr proporcionam benefícios para a saúde mental como a redução do nível de estresse, maior concentração e produção no trabalho e melhora de humor no dia a dia. Dentre outros motivos, isso acontece porque esses exercícios aumentam os níveis cerebrais de algumas categorias de neurotransmissores que afetam a mente positivamente.

    Por exemplo, durante a corrida, o corpo libera fenilalanina, um neurotransmissor estimulante que aumenta a atividade e agilidade mental. Em razão disso, as pessoas geralmente são capazes de se concentrar melhor depois de exercícios do que em outros momentos.

    Já as endorfinas são parcialmente responsáveis pela ‘euforia do corredor’, ou o prazer de correr. Com a atuação delas, mesmo com a exigência de um ‘trabalho duro’ do corpo, o desejo de continuar e ir cada vez mais longe é mais forte. Outros importantes neurotransmissores são a noradrenalina, que aumenta o estado de alerta; a dopamina, que eleva o humor; e a serotonina, comumente visada por antidepressivos pelo efeito calmante e de equilíbrio químico no cérebro.

    Os neurotransmissores têm um grande papel na sensação de prazer, mas segundo os autores de “O Corpo do Corredor”, “é pouco provável que os neurotransmissores em geral sejam completamente responsáveis pelo prazer de correr”. Isso se dá porque além de levar as substâncias químicas cerebrais indutoras de prazer mencionadas há pouco, correr também muda o ritmo da atividade cerebral. Assim, induz um padrão rítmico de disparo neural conhecido como estado de ondas alfa, o qual é associado às sensações de tranquilidade e bem-estar.

    Além disso, um número crescente de psiquiatras acredita que os exercícios aeróbios são a melhor terapia de humor disponível, por terem visto através de estudos empíricos a redução do número de deprimidos e da utilização de antidepressivos em pessoas em tratamento. Quando praticados de modo constante, há um aumento geral de felicidade. Por isso, não perca tempo e comece a correr para trazer mais prazer para a sua vida!

    Fonte: Site – Mexa-se. TUCKER, R.; DUGAS, J.; FITZGERALD, M. O Corpo do Corredor – Como as últimas descobertas podem ajudá-lo a correr com mais vitalidade, velocidade e a percorrer maiores distâncias. São Paulo: Editora Gente, 2010. 330 p.

    Leia mais

    Bike Barganha

    Postado por: Entrada Franca  em 12/08/2011   0 Comentar »
    Bike Barganha

    Não perca, amanhã acontece apartir das 14h mais um sábado de Bike Barganha. Aproveite para dar uma vida saudável de presente para o seu pai.
    Ótimos preços e peças de boa procedência para você!
    Então não perca, compras, vendas e trocas de bikes esportivas é só no Bike Barganha amanhã na praça Floripes Bicudo Martins no Jd. Esplanada em SJCampos – SP.
    Acesse o site Bike Barganha

    Leia mais

    Exercícios físicos no pós-parto

    Postado por: Entrada Franca  em 12/08/2011   0 Comentar »
    Exercícios físicos no pós-parto

    Atividade física não compromete  lactação

    Atualmente, há diversos programas de exercícios durante a gestação. No entanto, parece haver certa negligência em relação aos exercícios no pós-parto. De maneira geral, podemos iniciar os exercícios entre 4 a 6 semanas após o parto, desde que haja liberação do obstetra.

    Antes deste período pode haver uma intervenção de um fisioterapeuta para avaliação e técnicas de reabilitação de períneo, reto e abdômen. Acredita-se que a intervenção fisioterápica nesta fase, diminua o risco de incontinência urinária e melhor recuperação de diástase do reto abdominal (afastamento dos músculos do abdômen).

    Há alguns mitos que rodeiam o exercício no pós-parto, como a lactação. A literatura científica aponta que os exercícios não prejudicam a composição e a quantidade de leite, desde que haja nutrição adequada que supra os gastos energéticos da amamentação e do exercício.

    Ainda durante a amamentação, acredita-se que após os exercícios o bebê possa rejeitar o leite materno, alegando-se que a produção do ácido lático durante os exercícios alteraria o gosto do leite. No entanto, a produção deste componente no sangue e consequentemente no leite, apenas ocorre ao realizar exercícios extremamente vigorosos (não recomendados nesta fase).

    Mesmo assim, uma hora após a realização de exercício intenso os níveis de lactato retornam à sua normalidade. Desta forma, para evitar este problema recomenda-se que a mãe amamente apenas uma hora após os exercícios.

    Apesar de haver estudos que se contrapõem, parece haver melhor perda de peso em mães que amamentam. No entanto, a associação de dieta a exercícios é mais eficiente para a diminuição da retenção de peso no pós-parto. Ainda, a participação de mulheres no pós-parto num programa de exercícios reduzem problemas de ordem psicológica como depressão e ansiedade, muito frequentes nesta fase.

    Fonte: Qualidade de vida – Site uol

    Leia mais

    Capoeira atividade para um bom condicionamento físico

    Postado por: Entrada Franca  em 05/08/2011   0 Comentar »
    Capoeira atividade para um bom condicionamento físico

    Capoeira: melhora o condicionamento físico e a consciência de cidadania.

    Conheça a si mesmo e a história de nossos ancestrais praticando a capoeira


    “Liberdade, respeito ao próximo, luta e vitória”, é o que a capoeira significa para Maria da Paz Salvador Palmeira, educadora de capoeira para crianças e adolescentes há cinco anos.

    Iniciada na capoeira há nove anos, Taty Raposa, como é chamada na roda, explica que a capoeira se diferencia de outras artes e atividades por ser um monumento vivo da história no Brasil, através de seu jogo, das cantigas em rodas e dos floreios. “Ela mostra exatamente como foi a opressão, o racismo e a pobreza dos povos, tendo como objetivo principal a liberdade de expressão, disciplina e formação do cidadão”, diz a também professora de Educação Física.

    A capoeira consiste numa atividade completa, que melhora o condicionamento físico significativamente. Sua prática aumenta a autoestima, fortalece a musculatura e diminui o potencial de gordura, proporcionando agilidade, força, equilíbrio, resistência, ritmo e coordenação.

    Contudo, a educadora alerta para alguns casos em que a capoeira pode ser contraindicada. “Pessoas com problemas de coluna, próstata e hipertensos em graus elevados não devem praticar, pois os movimentos da capoeira são de alto impacto e isso poderá acelerar complicações e o agravamento desses problemas”, orienta a professora.

    O medo não de “não acertar” ou “não ir bem” não deve ser uma barreira para aqueles que se sentem atraídos pela atividade. “A superação está em ter disciplina, determinação, vontade, coragem e, principalmente, amar a capoeira e carregar sempre consigo o ensinamento de que ser um capoeirista não é somente saber jogar ou saber os movimentos, mas sim, buscar conhecimento da história e de si próprio através da capoeira”, finaliza.

    “O bom capoeirista é aquele que sabe entrar e sair na roda da vida…”
    Mestre de capoeira Cosme Marcelino de Sales (nome de capoeira: Batata)

    Fonte: Site – www.queromemexer.com.br; Maria da Paz Salvador Palmeira ou Taty Raposa (nome de capoeira), professora de Educação Física atuando há cinco anos como educadora de capoeira para crianças e adolescentes.

    Leia mais

    Benefícios da Bike

    Postado por: Entrada Franca  em 03/08/2011   0 Comentar »
    Benefícios da Bike
    Leia mais

    Atividade sustentável

    Postado por: Entrada Franca  em 02/08/2011   0 Comentar »
    Atividade sustentável

     Ao se deparar com sua garagem ou o fundo do seu quintal cheio de “tralha”, objetos velhos, peças sem uso só criando acúmulos de sujeira e poeira. Pratique o desapego, fazer doações ou reciclagem desses objetos seria uma atitude sustentável trazendo benefícios para você e para quem precisa. O que está parado na sua garagem pode não ter utilidade para você, mas o que não vai para o lixo pode ser reutilizado por outra família. A bicicleta, por exemplo, muitas pessoas mantêm por longo tempo parado sem utilizar desse meio de transporte, sendo que muitas famílias dependem deste transporte para ir ao trabalho e/ou para ir à escola, até mesmo para praticar atividade física. A bicicleta pode ser doada ou vendida, a feira Bike Barganha de São José dos Campos têm como objetivo incentivar as pessoas a praticar uma atividade física e promover compras, vendas e trocas de peças e bicicleta usadas através do site com anúncios grátis. A bicicleta como meio de transporte só traz benefícios para todos.

    Acesse e anúncie grátis no Bike Barganha e siga no twitter @bikebarganha.

    Leia mais

    A maior feira de bicicletas usadas esportivas do Brasil

    Postado por: Entrada Franca  em 26/07/2011   0 Comentar »
    A maior feira de bicicletas usadas esportivas do Brasil

    BIKE BARGANHA
    A maior feira de bicicletas usadas esportivas do Brasil.
    Realizada todo segundo sábado de cada mês.
    A Entrada Franca entra com essa parceria, apoiando essa feira de bikes e peças usadas. Um projeto com o objetivo de fomentar o esporte que além de desenvolver o estado físico, o esporte e os jogos também ajudam a desenvolver capacidades sociais, trazendo benefícios para a saúde.
    Você pode anúnciar suas peças ou bicicletas usadas gratuitamente pelo site Bike Barganha.
    Não perca a próxima feira será dia 13/08, segundo sábado do mês de Agosto.

    Leia mais