Photo Club Entrada Franca
Fechar!

Photo Club Entrada Franca

Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Photo Club Entrada Franca

    Photo Club Entrada Franca

    Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

    Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

    Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Quem somos

    Quem somos

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    A Associação Entrada Franca tem por finalidades divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional a qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Mostrar tendências, reflexões, sugestões a valorização da cultura nacional, movimentando-se por meio de registros culturais e históricos, promovendo o desenvolvimento sustentável de interesse da coletividade, com a finalidade social […]

  • O que é qualidade de vida?

    O que é qualidade de vida?

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, arte, cultura, turismo, esporte, poder de compra e outras circunstâncias da vida.

Dormir bem é ter Qualidade de Vida!

Posted by Entrada Franca   May 16th, 2011   No Comments »
Dormir bem é ter Qualidade de Vida!

Distúrbio do sono

O sono não é apenas uma necessidade de descanso, é também essencial para a saúde e bem-estar. É neste período que o organismo realiza a consolidação da memória e a regeneração celular, tão importante para o rejuvenescimento. Passar noites sem dormir é uma das principais causas do envelhecimento.

Uma noite mal dormida acarreta stress, queda de atenção e produtividade. Alguns distúrbios do sono são mais freqüentes, dentre eles podemos destacar: a insônia, o ronco e a apnéia do sono.

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado ou de baixa qualidade. Normalmente os indivíduos relatam: dificuldade em “pegar” no sono, levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir, acordar muito cedo e sono não restaurador. Os indivíduos geralmente variam em suas necessidades de sono. A insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.
O ronco é uma respiração barulhenta durante o sono, causada pela vibração do ar na garganta. O ronco pode resultar de vários distúrbios, incluindo obesidade, aumento das amídalas e desvio de septo. Fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e dormir de barriga para cima também podem facilitar a ocorrência de roncos.
Apnéia do sono é uma desordem caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono. Estes episódios de apnéia podem durar alguns segundos, por tempo suficiente para que uma ou mais respirações sejam perdidas, após os quais é retomada a respiração normal e ocorrem repetidamente durante o sono. A pessoa acorda diversas vezes, tentando respirar e não tem um sono reparador.
Alguns alimentos, se consumidos diariamente, contribuem para uma boa noite de sono. É importante consumir alimentos fonte de triptofano, mineral precursor de serotonina, um neurotransmissor relacionado a sensação bem-estar. Boas fontes de triptofano são: cereais integrais, tâmaras, banana, semente de linhaça e iogurte.
Recomenda-se incluir na alimentação fontes de magnésio, mineral fundamental para formação de serotonina. Em alguns casos a insônia pode estar relacionada a deficiência de magnésio. Boas fontes deste mineral são as oleaginosas (castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, avelã, amendoim, pistache e nozes). O ácido fólico também é importante para a formação deste neurotransmissor, fontes são: shitake, brócolis, tomate, espinafre, rúcula, couve, acelga e almeirão. Deve-se evitar consumir refrigerantes, chocolates, café e chá mate, pois são fontes de cafeína que pode afetar o sono.
Uma boa dica para ter uma boa noite de sono é desfrutar de um banho quente à noite, pois ele ajudará a relaxar e consumir um chá de ação calmante como camomila, capim limão, jasmim, melissa e maracujá.

Fonte: Thais Souza – nutricionista da rede Mundo Verde

Deixar uma resposta