Photo Club Entrada Franca
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Photo Club Entrada Franca

Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Photo Club Entrada Franca

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    Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

    Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

    Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Quem somos

    Quem somos

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    A Associação Entrada Franca tem por finalidades divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional a qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Mostrar tendências, reflexões, sugestões a valorização da cultura nacional, movimentando-se por meio de registros culturais e históricos, promovendo o desenvolvimento sustentável de interesse da coletividade, com a finalidade social […]

  • O que é qualidade de vida?

    O que é qualidade de vida?

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, arte, cultura, turismo, esporte, poder de compra e outras circunstâncias da vida.

Treinamento funcional: exclusivo para você

Posted by Entrada Franca   May 30th, 2011   No Comments »
Treinamento funcional: exclusivo para você

Preparado com foco nas necessidades individuais de cada praticante, o treinamento é ideal para quem tem pouco tempo e quer ir direto ao ponto

Imagine um treinamento físico desenvolvido para atender às suas necessidades específicas e que você ainda pode realizar em casa ou no escritório, sem a obrigatoriedade de ir à academia… imaginou? Pois o treinamento funcional proporciona essas vantagens e ganha destaque numa época em que as pessoas buscam cada vez mais personalizar o trabalho com o corpo com comodidade, em vista da corrida contra o tempo que consiste a vida moderna.

De acordo com Flávio Freire, preparador físico especializado em fisiologia do exercício, o treinamento funcional “representa uma nova forma de condicionamento físico, que visa através de um programa de treinamento individualizado, resgatar a capacidade funcional do homem moderno, independentemente do seu nível de condição física e das atividades que ele desenvolve”, explica. A proposta do treinamento funcional é trabalhar o corpo de forma integrada.

Além de ser indicada como treinamento de suporte e fortalecimento muscular de esportistas das mais diversas modalidades, incluindo atletas de elite que se preparam com métodos diferenciados, a prática visa melhorar a performance do indivíduo também nas atividades que ele desempenha no dia a dia, gerando mais qualidade de vida.

Os aparelhos de apoio ao treinamento funcional são poucos e ocupam pouco espaço, por isso é uma atividade interessante para aqueles que buscam um método mais econômico. Porém, um aviso se faz imprescindível. “É essencial receber primeiro a orientação para aprender os movimentos, depois é necessária a ficha de exercícios, ambos devendo ser revistos regularmente por um profissional da área, um professor de Educação Física com especialização em treinamento funcional”, diz Freire.

O também treinador e diretor técnico da assessoria que leva o seu nome alerta sobre a importância de “não ser autodidata, nem procurar profissionais que não estejam habilitados para fornecer orientação nesse tipo de exercício, pois como toda atividade, pode trazer problemas posteriores se praticada da maneira errada”. Só o profissional qualificado estará apto para selecionar somente exercícios que sejam adequados à condição física de cada um, para que se tenha condições de administrá-los com segurança.

Confira alguns exercícios desse treinamento:

– Exercício com halter solicitando os músculos que envolvem a articulação do ombro, como elevação lateral ou desenvolvimento com a pessoa de joelhos sobre uma bola suíça;

– Exercício de flexão de tronco combinado com arremesso e recuperação da medicine ball para fortalecimento abdominal e dos braços;

– Flexão de braço com os pés sobre a bola, para trabalhar os grupos musculares dos braços, ombros e peito;

– Agachamento em uma plataforma proprioceptiva (ou plataforma que provoca desequilíbrio ou instabilidade do tronco);

– Flexão dorsal dos pés realizado em uma cama elástica, etc.

Que dizer dos benefícios?

Por ter como objetivo melhorar todas as capacidades físicas, sendo elas: equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência, os benefícios são inúmeros, seja para a prática esportiva, seja para o bem-estar diário. “Quando a pessoa fica forte, resistente e equilibrada, consegue realizar muito melhor qualquer atividade, com riscos muito menores de lesão, e quanto maior a especificidade e a semelhança do treino com a atividade que ela realiza, maior será a transferência dos ganhos do treino para essa mesma atividade”, comenta Freire.

Ao mesmo tempo, o treinamento funcional inclui a melhora da postura, do equilíbrio muscular, do desempenho nos esportes e da eficiência dos movimentos; controle do peso corporal; maior estabilidade da coluna vertebral; melhora do equilíbrio estático e dinâmico; além do desenvolvimento da consciência cinestésica (sensação do movimento). Por isso, aproveite a dica e usufrua das vantagens do treinamento funcional!

Fonte: Flávio Freire, professor de educação física com especialização em fisiologia do exercício, é diretor técnico da Flávio Freire Assessoria Esportiva, e atua há 18 anos como treinador esportivo.

Fonte: Matéria do site Quero me Mexer, www.queromemexer.com.br

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