Photo Club Entrada Franca
Fechar!

Photo Club Entrada Franca

Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Photo Club Entrada Franca

    Photo Club Entrada Franca

    Postado por Entrada Franca em 28/02/2013

    Desenhando com a Luz, sombras, cores e muitas inspirações. Foto Clube Entrada Franca uma nova opção de cultura e arte em São José dos Campos.

    Proxima saída fotográfica: Quinta, 7 de março de 2013 às 18:00. É GRATUITO – PARTICIPE!

  • Quem somos

    Quem somos

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    A Associação Entrada Franca tem por finalidades divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional a qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Mostrar tendências, reflexões, sugestões a valorização da cultura nacional, movimentando-se por meio de registros culturais e históricos, promovendo o desenvolvimento sustentável de interesse da coletividade, com a finalidade social […]

  • O que é qualidade de vida?

    O que é qualidade de vida?

    Postado por Entrada Franca em 26/08/2010

    Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, arte, cultura, turismo, esporte, poder de compra e outras circunstâncias da vida.

Como fazer os filhos a se interessarem pelos esportes

Posted by Entrada Franca   Jul 08th, 2011   No Comments »
Como fazer os filhos a se interessarem pelos esportes

Psicóloga esportiva dá dicas para colocar as crianças no caminho saudável sem desrespeitar as escolhas delas

Maior bênção e alegria que um casal pode ter na vida, os filhos também representam preocupações infindáveis a fim de não haver falha na educação, saúde, bem-estar, lazer… Nessa hora, uma outra questão bate à porta dos pais corujas: quando inserir o esporte na vida da criança? De acordo com a psicóloga clínica e esportiva Sâmia Hallage, não existe uma idade ideal. “Desde cedo a criança movimenta seu corpo, mas a iniciação esportiva deve respeitar as fases de desenvolvimento do seu organismo, ou seja, quando seu corpo já estiver preparado para a modalidade que vai praticar” explica a especialista, que atua na área há 20 anos.

Mesmo sem uma idade definida para começar, incentivá-los desde cedo deve ser uma prioridade, em virtude de como isso influirá positivamente no futuro. “Ela vai aprender um comportamento que poderá ser mantido por toda sua vida, um comportamento saudável”, revela a psicóloga, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo. Mas como colocar isso em prática? E quais os cuidados necessários para não exagerar? Antes de tudo, é importante ter em mente que a criança pratica esportes para se divertir e fazer amigos inicialmente, e isso que a atrairá para a atividade. “Os pais podem contribuir buscando atividades lúdicas e evitando a competitividade precoce”, ensina Dra. Sâmia. Além disso, ela irá aprender, por exemplo, a seguir regras e conviver em grupo, e assim, verá aos poucos a necessidade de respeitar o próximo para conviver harmoniosamente em sociedade.

Um erro muito comum, é tentar fazer com que os filhos realizem as atividades com que os pais mais se identificam, e esquecer que é a criança que deve decidir, com o tempo, o que ela mais gosta de fazer. Para isso a psicóloga tem orientações bem claras. “Forçar as escolhas de seus filhos é muito prejudicial, com o tempo a criança vai querer parar e pode até querer se afastar de qualquer tipo de atividade física e acabar tornando-se um adulto sedentário”, afirma. E para descobrir qual é a atividade física que fará o seu filho feliz, a especialista orienta aos pais “deixarem a criança experimentar diversas delas, para que ele possa escolher a que mais gosta”.

Se não há prazer maior do que ver os filhos se deleitando numa atividade divertida, é essencial lembrar que a sua presença, sua participação direta como pai e mãe, é uma importante fonte de incentivo e motivação para a criança, enquanto a indiferença ou ausência pode desanimá-la. Por isso, deixe que ela faça as escolhas, mas esteja ao lado dela em todas as decisões, sempre apoiando. E agora, está convencido sobre a importância de inserir o esporte na vida de seu filho? Relembre a principal razão para agir desde já. “Comece as atividades esportivas na infância para que isso se torne um hábito”, que pode garantir um futuro saudável e longevo para o seu filho.

Fonte: Sâmia Hallage, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo, psicóloga clinica e esportiva há 20 anos. Site – www.queromemexer.com.br

Deixar uma resposta